Ainda não dói o suficiente

Li, outro dia, a seguinte história no The art of asking, livro da Amanda Palmer:

 

Um fazendeiro está sentado numa cadeira em sua varanda, relaxando.

Um amigo caminha até a varanda para dizer oi, e escuta um ganido horrível, um som agudo vindo de dentro da casa.

“Que som assustador é esse?”, pergunta o amigo.

“É meu cachorro”, diz o fazendeiro. “Ele está sentado em um prego.”

“Por que ele só não sai de cima do prego?”, pergunta o amigo.

“Ainda não dói o suficiente.”

.

A beleza das histórias está nesse poder mágico que elas têm de nos acertar um soco na cara e escancarar verdades simples, mas facilmente ignoradas. É o principal motivo de gostarmos tanto delas.

Lendo a história, talvez você tenha a mesma sensação que eu. Ao fim da narrativa, uma pontada e o pensamento inequívoco: as pessoas precisam de tempo para querer parar de sofrer. E em seguida a conclusão inevitável e ainda assim dolorosa: eu não sou diferente de todo mundo.

Parece senso-comum que a gente não quer sofrer, mas isso é mentira. O sofrimento é condição determinante da condição humana e, por isso mesmo, nossa relação com ele não é tão fácil de determinar através de negativas tão simples. Porque na verdade, muitas vezes, nós queremos. Não de maneira explícita e masoquista, mas queremos. E você não pode negar.

Quantas pessoas você conhece que já estiveram num relacionamento fracassado, mas se recusavam a deixar o barco afundar? Quantas pessoas se mantiveram em relações familiares, profissionais, amorosas ou de amizade que eram abusivas, intoleráveis, mas, ainda assim, toleradas? E por mais tempo do que parecia humanamente possível. Ou, então, é aquela pessoa que continua persistindo na mesma atitude, que sempre leva aos mesmos problemas, sem tirar da desgraça repetida a lição simples de que é melhor mudar o plano de ação da próxima vez. Para não se machucar, para não machucar os outros. Mas a lição da história é clara. O motivo pelo qual tanta gente – eu, você, eles todos – faz isso e muito mais é simples.

Ainda não dói o suficiente.

No que me diz respeito, fico alegre de saber que, eventualmente, a hora chega. Felizmente tenho o costume de aprender, mesmo que demore. E tento ver que, se demora, é por limitação minha, e isso eu posso melhorar.

No meu livro, o protagonista se envolve em diversos problemas, que tornam sua vida um inferno. O elemento fantástico do romance é o deus cruel, que mexe os pauzinhos para brincar com o personagem, tudo por estar entediado. Mas tem algo bem interessante: nada aconteceria se não fossem as ações do personagem. O deus não força, só incentiva. Que nem todos nós, com nossos pregos existenciais e nossos donos fazendeiros, que deixam o prego ali, mas não nos forçam a sentar em cima dele. E nós, cães da vida, sentamos. Não só isso, mas deitamos, sangramos, fincamos o prego mais fundo, sempre dando uma desculpa: “Esse ano de crise é só uma fase ruim do nosso relacionamento de um ano”; “Não é meu emprego dos sonhos, mas eu ganho muito bem”; “Todo mundo têm problemas familiares”. O prego é besteira, melhor deixar quieto. E continuamos lá, até não dar mais, até dizermos chega – até doer o suficiente.

Às vezes o prego é importante demais para nós abdicarmos dele. E isso eu respeito, embora não entenda muito bem. Mas, na maioria das vezes, não é. Porque é sempre mais importante parar de doer.

Então ficou para mim a seguinte lição, que tentarei sempre repetir quando o prego incomodar: preste atenção, cão da vida. Preste atenção, e faça a dor ser suficiente logo. Até que o próximo prego venha, e você tenha a chance de mostrar se aprendeu ou não. E de novo, e de novo, e de novo. Do jeito que é. Do jeito que precisa ser.

Do jeito que nos faz humanos.

.

***

.

Gostou do texto? Curta, twitte, compartilhe, espalhe a palavra! E deixe por aqui sua opinião 🙂

2 thoughts on “Ainda não dói o suficiente

  1. Bom Victor (meu chará kkk) pra mim o ser humano e como um porco espinho, um quer abraçar o outro, porém quando se tocam só se ferem mais.Não sei se entendeu meu ponto de vista mas mesmo assim gostei demais do texto.
    FLWWWW

Gostou do que leu? Deixe sua opinião, compartilhe, espalhe a palavra!

