Não vai ficar tudo bem

Quando eu era mais novo, minha mãe sempre me dizia, nos momentos de tristeza: vai ficar tudo bem. Um dia as coisas se acertam. Essa briga com a namorada vai passar. Se não, outra menina vai surgir e você nem se lembrará dessa dor de cotovelo. Se as coisas não vêm dando certo na escola, é temporário. Você vai sair dessa. Tudo passa, tudo passará. Vai ficar tudo bem.

Hoje, não acredito mais nisso. É a lição mais valiosa – e dolorosa – que tirei da vida: independente do que acontecer, a vida não vai melhorar. A dor de cotovelo é substituída por outra logo em seguida. Ou alguém da família adoece. Não aconteceu? O emprego recém-adquirido é uma merda e você não está fazendo o que quer. A carreira está de vento em popa? Mas você viaja tanto, mal tem tempo para os amigos! E esse vazio na alma insiste em te deixar melancólico, não tem jeito.

Deus do céu, onde isso vai parar?

A verdade é que não pára. Nunca. Embora tenhamos tanta dificuldade em admitir. Fico impressionado como todo fim de ano as pessoas reclamam dos meses anteriores e dão graças aos céus por ter que comprar um novo calendário.

“Que ano horrível, ainda bem que acabou”.

Mal percebem que a mesma frase é repetida a cada dezembro, sem exceção, desde que elas conheceram as amarguras da própria vida.

Quando um ano acaba, não espero que o seguinte seja melhor. Já perdi essa inocência. Penso: vai ser igual ou pior, mas vou estar com mais gana de ir atrás do que desejo. Mesmo que não signifique nada. Mesmo que eu não consiga.

Porque é isso que vale, no fim das contas. O ano não vai ser melhor, você não vai chegar à idade paradisíaca em que tudo é como você sempre sonhou. Não vai ficar tudo bem. Ainda assim, você pode ir em frente, cada vez mais forte, e pronto para levar cada vez mais porrada. No meio do caminho tem algumas alegrias esperando. Eu garanto. A vida humana é uma sucessão de dores intercaladas por felicidades fáceis de esquecer.

Pode parecer que essas são idéias de um pessimista sem vontade de viver, mas não. Adoro essa coisa toda. Temos décadas disso pela frente, depois morreremos. Então, por que ficar se revoltando? É o que tem para hoje. Melhor estar consciente da situação do que ficar à espera das condições perfeitas que nos deixariam num estado de iluminação e plenitude máximas. Esperança é bom, mas essa é uma esperança ilusória. Não vai ficar tudo bem.

Entende? Não vai.

Saber disso pode ser nossa única salvação.

Advertisements

One thought on “Não vai ficar tudo bem

  1. Não cara, se ficou ou vai ficar não importa, o negocio é o aqui e o agora. Ta tudo bem? Se não ta, vamos animar, afinal, não é tudo questão de um pote de açaí e alguém pra amar?

Gostou do que leu? Deixe sua opinião, compartilhe, espalhe a palavra!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s